sábado, 29 de maio de 2010

Nota de repúdio - PUC-MG

Nos dias 26 e 27 deste mês de maio, foi realizada na PUC Coreu a eleição direta para a direção do DCE. Como a muito não se via, a eleição foi composta por uma chapa única. Chapa esta denominada “Voz dos Estudantes” (atual “gestão”), tendo como seu presidente Caio Nárcio, filho do atual presidente do PSDB-MG e vice-presidente da Câmara Legislativa Federal.

Fazendo esta referência fica bastante evidente o porquê da postura adotada pela gestão “Voz dos Estudantes” quanto ao DCE e sua “gestão”.

Entre elas podemos destacar:

* Tratamento do DCE sob uma perspectiva empresarial;
* Transformação do DCE em uma espécie de “Lan House” e empresa de fotocópia;
* Nenhuma discussão sobre a transformação de departamentos de cursos em Institutos, buscando a redução de cursos e prejudicando o ensino, como, por exemplo, o nascente Instituto de Ciências Sociais;
* Falta de interesses quanto aos assuntos estudantis, como, por exemplo, o aumento abusivo da mensalidade e a educação tratada como mercadoria;
* Excessivo uso de publicidade (tanto da “gestão”, quanto das empresas “parceiras” do DCE – que são muitas);
* Desrespeito à história do Movimento estudantil da PUC-Minas (Caso da placa);
* Festas privadas e Calourada a preços abusivos, refletindo numa postura totalmente excludente;
* Preços abusivos para o uso da Casa dos Estudantes – PUC Minas;
* Relação conivente junto à Reitoria.

No que se refere a atual eleição:

* Desrespeito a ordem judicial que suspendeu a eleição.
* Uso de nomes de pessoas que não desejavam participar da constituição da Chapa.
* Impugnação da chapa opositora.
* Não existência de um regimento eleitoral.
* Uso descarado de boca de urna. (visto que não existe regimento para proibir tal prática)
* Cédulas de votação mal elaboradas, a fim de impedir prejuízos à Chapa. (não existe a opção “nulo”, e a opção “branco” dá vantagem a quem têm mais votos. Logo, como é chapa única...)

Todas estas visíveis características da atual gestão do DCE demonstram a falta de respeito, de ética e caráter dos atuais “gestores” com os estudantes e com a instituição DCE PUC - Minas.
No dia 26, o oficial de justiça entregou a intimação à direção do DCE, que considerava tal eleição ilegal e determinava sua suspensão. Esta denúncia foi feita por um aluno da Chapa impugnada, que se considerou, com o apoio de seus companheiros de Chapa, prejudicado pela postura autoritária da atual gestão, e teve na justiça comum um apoio.

Como a ordem judicial foi desobedecida, o DCE (ou seja, nós, alunos da PUC – MG) terá de arcar com uma multa que pode variar de R$ 100,00 a R$ 20 mil por dia.

No entanto, nem isso intimidou os “donos do poder” (que certamente têm uma costa “pelando”, e também pelo fato de não serem atingidos pela multa), que, contra a decisão judicial, continuaram a realizar a eleição e a desrespeitar os alunos da instituição.

E por esses evidentes motivos que viemos por meio deste repudiar a abusiva forma que a atual gestão do DCE vem tratando a instituição que representa todos os alunos da PUC (e não somente os contribuintes, que hoje são tratados como clientes). Assim, queremos chamar os alunos a questionar o modo como as coisas estão sendo feitas, a fim de buscar uma relação mais democrática e participativa, onde realmente possamos, sem hipocrisia, agir a partir das vozes dos estudantes, denunciando tais práticas e encontrando caminhos que superem a perspectiva mercadológica ao qual está submetido nosso DCE.

Belo Horizonte, 28 de maio de 2010.

Assinam esta nota, inicialmente, alguns estudantes de Ciências Sociais, História e Psicologia.

Nenhum comentário: