quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Nota de Alex Lombello Amaral


Coisa estranha para os que me conhecem é esse título. Passei cinco anos me decepcionando muito com a academia e respondendo com o movimento estudantil que era possível. Mas o possível era muito insuficiente, pois já nessa época, entre 1994 e 1999, o aparelhamento era a regra no DCE da UFMG, e com isso as entidades de base definhavam, por vezes passavam anos fechadas, não tendo nem quem as quisesse roubar!

De todo esforço que fizemos, o que deu mais resultado foi um jornal, que no entanto teve sua fase melhor depois de passar a existir com recursos externos ao movimento estudantil e mesmo à universidade. Quando percebi que havia um caminho, e que não era assim tão difícil, já estava me formando.

Passaram-se dez anos, e o que escuto sobre o movimento estudantil da UFMG é que piorou muito, o que me parece saudosismo puro, visto que não havia quase nada para piorar. Continua, no entanto, a mesma coisa. DCE aparelhado hora por um, hora por outro partido. As entidades de base e os estudantes pagando o preço, assim como os partidos de esquerda, que pagam com desmoralização, pois ficam vistos como quadrilhas, e pagam com degeneração, pois os militantes treinados para fazer carreira nas entidades estudantis acabam fazendo carreira dentro de seus próprios partidos. Treinados para aparelhar entidades em proveito do partido, aprendem a aparelhar o partido em proveito próprio. Assistimos por oito anos o que vinte anos de aparelhamento de sindicatos e entidades estudantis fizeram de certos "camaradas" nossos.

Mas eis que surge algo de realmente novo, soviético devemos confessar, até porque em português o nome fica muito feito. Os comunistas levantam sem viajar, de forma clara, direta, a bandeira do poder do Conselho de CAs e DAs! Era essa orgão, já na minha época, o único que fazia alguma coisa decente no movimento da UFMG. De vez em quando, uma Assembléia Geral resultava em uma manifestação, uma explosão, mas o Conselho, quando se reunia, quase sempre era bom, sempre era decisivo. O poder do Conselho já foi testado, por seis anos já, no DCE da UFSJ, com um histórico de vitórias, sendo a última o reitor ter tentado vencer dentro do próprio Conselho de Entidades de Base, para mudar o Conselheiro Universitário, por acaso nossa camarada. O reitor, além de ser muito ridicularizado por essa tentativa de intervenção, ainda perdeu de 10 a 2 em um Conselho que já estendia até às 5 da madrugada, ensinando aos professores e funcionários que o seu poder de fogo é limitado.

Na UFMG, o poder do Conselho de CAs e DAs, tornando-se o Diretório Central dos Estudantes e desalojando as quadrilhas aparelhistas, vai colocar os estudantes de toda a Grande BH de pé em poucos anos.

Avante! E se estamos em campanha eleitoral, melhor ainda, porque os aparelhistas também estão, e são mais apegados a eleições burguesas que nós, e a prova é que queremos acabar com a eleição burguesa no DCE UFMG, assim como acabamos com ela no DCE UFSJ, substituindo-a pelo poder dos estudantes, que na UFMG são o Conselho de CAs e DAs e as maravilhosas Assembléias Gerais. Ademais, a campanha do PCB e a Campanha-Movimento. Com esse movimento, o mais justo possível no momento, nossos camaradas da UFMG estão ganhando projeção e assim fazem mais campanha que se só fizessem campanha.

Dá vontade de voltar à UFMG, para lutar lado a lado com meus calouros, mas como sabem, tenho no momento outra tarefa, menos nobre, e mesmo se não tivesse, não poderia voltar, porque fazer o movimento estudantil é dever dos estudantes, o meu é auxiliar, estudar e coletivizar meus estudos.

O cartaz (clique para ver maior) que estão colando na UFMG é um modelo de comunicação direta, na língua dos estudantes, rápido, mostra que nossos camaradas estão na linha certa, o que também se comprova pelas numerosas visitas ao blog da Hora é Essa UFMG. 17:49

Nenhum comentário: