sexta-feira, 4 de julho de 2008

UJC - Belo Horizonte

UMES-BH!?

Neste mês de julho, um grupo político ligado a União Colegial de Minas Gerais e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas propõem a reconstrução da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Belo Horizonte. Cabe lembrar que o mesmo grupo (União da Juventude Socialista) em seu primeiro passo a frente da diretoria da UCMG (reconstruída em 2003) foi o fechamento da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Belo Horizonte. O motivo do fechamento foi um acordo com a juventude do PMDB e o apoio a entidade cartorial União Municipal dos Estudantes Secundários, uma entidade estudantil da juventude do PMDB.

A UMES-BH desempenhou importante papel na luta pelo passe livre em BH e nas mobilizações contra o Governo FHC entre os anos de 1998 até 2003. Nós da União da Juventude Comunista participamos ativamente destas e outras mobilizações e atividades da entidade. No espaço vazio que se apresentou com o fechamento da UMES-BH surgiu a Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas AMES-BH, o surgimento da AMES-BH se por um lado marcou a retomada da luta pelo MEIO PASSE em conjunto com alguns vereadores e em profundo diálogo com a Prefeitura de Belo Horizonte, por outro lado consolidou a divisão do movimento estudantil secundarista em BH.

Nós da UJC seguimos participando ativamente da luta pelo PASSE LIVRE sem nos curvarmos a Prefeitura de Belo Horizonte. Buscamos a UNIDADE do movimento estudantil e defendemos a reconstrução da UMES-BH como entidade metropolitana dos estudantes secundaristas, que tenha sub-sedes em cada regional de BH e em cada município da região metropolitana; que seja dirigida pelos Grêmios Estudantis; que seja a principal articuladora da luta pelo PASSE LIVRE; que atue em conjunto com os movimentos sociais e populares; e que seja uma entidade estudantil autônoma, democrática e de luta.
Por isso defendemos:

Todo poder aos Grêmios Estudantis!
Reorganizar a Frente de Luta pelo Passe Livre!

PASSE LIVRE JÁ!

Entendemos que o PASSE LIVRE é um direito dos estudantes que deve ser assegurado pelo Estado. Em BH vários estudantes não estudam por não ter dinheiro para pagar passagens (nem meia, nem inteira) A luta pelo passe estudantil deve ter como horizonte, sem desvios e falsas polêmicas, a conquista do PASSE LIVRE. A prefeitura de BH não pode continuar com essa política que privilegia as empresas de transporte com grandes lucros e dificulta o acesso à educação!

União da Juventude Comunista – Belo Horizonte.

Nenhum comentário: