sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Documento de convocação para o 12° CONEB da UNE

No ano de 2008 a UJC participou de mobilizações em diversas Universidades brasileiras, em defesa da democratização do acesso, da permanência, e da qualidade do ensino superior no país. Através de uma política de construção junto às bases de um projeto de Universidade Popular, ampliamos nossa participação em CA´s, DA´s, Executivas de Curso e DCE´s.

Partindo do entendimento de que a UJC deve atuar em cada um desses espaços com uma política nacional unitária, realizamos o I Encontro Nacional de Estudantes, em São Paulo, no mês julho. Neste fórum, reafirmamos o nosso reconhecimento e participação na UNE e UEE´s como força de oposição ao campo majoritário e proponente da transformação de suas estruturas de organização.

Isto posto, informamos a militância da realização do 12° Conselho Nacional de Entidades de Base – CONEB, entre os dias 17 e 20 de janeiro de 2009, na cidade de Salvador, Bahia. O encontro acontecerá na Universidade Federal da Bahia, e terá como principal pauta o debate do projeto de Reforma Universitária dos Estudantes, documento que tem como eixos:

· Autonomia Universitária
· Financiamento
· Democracia
· Acesso
· Assistência Estudantil
· Ensino Privado
· Reestruturação acadêmica e curricular
· Ensino Profissional
· Pesquisa
· Extensão

Dada a importância das pautas, avaliamos a limitação deste espaço, que não contou com uma ampla divulgação, além de ser convocado para um período de difícil mobilização dos estudantes. Essas dificuldades foram impostas por uma estrutura organizativa que condiciona uma política de distanciamento da base do movimento estudantil.

No entanto, o fórum contará com a participação de 2.300 CA´s e DA´s credenciados em todos os Estados, e ocorrerão grupos de trabalho, seminários temáticos, plenárias autogestionadas e mesas de debates, além da participação de movimentos sociais do Brasil e da América Latina. Torna-se, desta forma, um locus privilegiado para a exposição da política da UJC para os estudantes e conseqüente crescimento da influência e da base da organização no movimento estudantil.

Diante dessas considerações, a Coordenação Nacional da UJC convoca todos os militantes do movimento estudantil a comparecerem ao CONEB para uma atuação organizada e potencializada na base do movimento, visando a capilarização de nossas propostas e o acirramento da luta da contra-hegemonia socialista pela transformação da sociedade. Com esses objetivos, organizaremos uma Plenária Nacional para discussão do projeto de Universidade Popular e do planejamento da nossa organização nas mobilizações em 2009.

Explicitada a centralidade e a possibilidade de interferência nesse espaço político, esperamos a mobilização de toda a militância da UJC e do movimento A Hora é Essa! para darmos prosseguimento à construção da política e das lutas estudantis.

Rumo à construção da Universidade Popular,
Ousar lutar, Ousar vencer!

Coordenação Nacional da UJC.

Nenhum comentário: