terça-feira, 16 de março de 2010

Documento Político da Coordenação Estadual da UJC (2009-2010)


Declaração Política da Coordenação Estadual da União da Juventude Comunista – Minas Gerais

Eleita em abril de 2009, durante a etapa estadual do Congresso de Organização do Partido Comunista Brasileiro, a atual coordenação estadual da UJC viu, desde aquela época até o momento, uma grande disposição da militância em direção à reorganização da juventude em Minas Gerais.

Tivemos avanços, mediante o acerto tático em relação a várias áreas de atuação: a tentativa da construção do coletivo de jovens trabalhadores, que participaram organicamente em Belo Horizonte de várias manifestações e hoje, buscar ampliar e massificar suas ações. Na cultura, através da participação em associações, como a Associação Cultural Juventude e Cidadania, em Poços de Caldas e do coletivo de cultura na capital.

No tocante as lutas gerais, participamos ativamente da mobilização unitária dos trabalhadores em abril e agosto em defesa da estabilidade no emprego e contra a retirada de direitos trabalhistas. Participamos também das atividades do Comitê Mineiro da campanha O PETROLEO TEM QUE SER NOSSO!, do Fórum Social Mineiro e do Ato contra o Governo Aécio no dia 21 de abril em Ouro Preto.

No movimento estudantil, fizemos mobilizações em defesa da educação pública e de qualidade, como na ocupação de Reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais; organizamos a greve junto com o corpo docente na Universidade Estadual Minas Gerais e fizemos um trabalho de grande qualidade no campo universitário, por exemplo, no Diretório Acadêmico da Faculdade de Educação da UEMG; tivemos, sem dúvida, um dos mais importantes momentos políticos da juventude no estado, que foi a “Semana da Anistia”, com vários palestrantes e uma grande participação dos estudantes da universidade no evento. Apoiamos também as lutas no interior de Minas, participando da ocupação da reitoria da UFSJ e, também, da greve dos estudantes de Enfermagem e Medicina da mesma em Divinópolis.

Na UFSJ, vemos uma experiência que tem se mostrado vitoriosa e interessante que é a gestão do DCE sendo coordenada pelos Centros Acadêmicos, através do Conselho de Entidades de Base-CEB, introduzindo no movimento estudantil uma discussão revolucionária em relação à democracia dos movimentos sociais. Na UFMG, participamos como contribuintes, do Centro Acadêmico de Ciências Sociais, da Reconstrução do Diretório Acadêmico de Ciências Exatas e da eleição do Diretório Acadêmico do Instituto de Geociências. Obtivemos uma grande vitória no Congresso da União Estadual dos Estudantes, que, mesmo sendo minoria, a UJC, depois de uma grande elaboração, propôs o CEEB estatuinte (Conselho Estadual de Entidades de Base), obtendo uma importante vitória dos estudantes do estado, marcado para os dias 17 e 18 de abril do ano vigente, na UFMG. Participamos do Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes), do Congresso da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e do Conselho Geral de Entidades Gerais da UNE (CONEG), sempre denunciando o aparelhismo que os partidos e os governistas fazem às entidades supracitadas, tirando-as da luta por uma educação de qualidade e de livre acesso a toda a população brasileira.

Apesar de todas as conquistas vitoriosas travadas nos locais onde os comunistas atuam, passamos por momentos difíceis, como a falta de comunicação dos diretores da UJC e entre os militantes de várias cidades de Minas Gerais. Sofremos com o fato de termos poucos militantes onde a UJC está organizada e com o baixo número de locais onde a juventude está presente. Carecemos de uma política de finanças na juventude e de uma atuação mais unitária. Por exemplo, a questão da Universidade Popular não foi por nós aprofundada e, conseqüentemente, pouco divulgada. Os jovens trabalhadores ainda não têm uma política definida de atuação e tem o desafio de impulsionar a organização desse segmento da juventude, que sofre com a precarização do trabalho e com a falta de empregos.

Tivemos momentos ora felizes, ora tristes, comemoramos as vitórias, lamentamos as derrotas, mas nunca perdemos a perspectiva estratégica definida pelo Partido Comunista Brasileiro de organizar a juventude e formá-la para a revolução socialista brasileira. O XIV Congresso do PCB, considerado o melhor de todos pela unidade do partido e pelos acertos táticos, fez com que a juventude se animasse e continuasse o trabalho de reorganização da União da Juventude Comunista.

A conjuntura atual não permite vacilações nem erros, tanto pelo fato de setores governistas de juventude, quanto aqueles movimentos que se consideram “de esquerda”, que menosprezam o trabalho de base e cometem os mesmos erros táticos oportunistas nos DCE’s e demais movimentos que atuam, criando, assim, um possível vácuo que deve ser ocupado pela UJC.

Nos locais que atuamos, repudiamos as formas e os princípios antidemocráticos que grande parte dos partidos políticos se utiliza para atuar nos movimentos sociais, que perpassam a busca de cargos para a promoção pessoal, aparelhamento dos DCE’s, sindicatos, etc. Nesse sentido, é fundamental resgatar as discussões pautadas na crítica social e no resgate da rebeldia consciente da juventude, que sofre com as conseqüências nefastas do capitalismo, para que trabalhemos na perspectiva de construir uma hegemonia socialista para Minas e para o Brasil.

A UJC – MG precisa ter um projeto de formação política e acreditamos que superaremos as debilidades organizativas e financeiras da organização, através do esforço coletivo e da disciplina revolucionária. Reconhecemos que precisamos estar presentes em mais cidades mineiras, mas isso não acontecerá com uma filiação em massa como fazem algumas organizações de juventude, mas sim, onde o jovem comunista saiba valorizar os seus princípios de democracia e de transformação social. Nesse aspecto, superamos a visão que a luta da juventude não se limita ao movimento estudantil, embora seja esse o setor que mais aglutina seus militantes, também vemos que a juventude precisa estabelecer, uma relação dialética entre a sua atuação nas diversas frentes com o mundo do trabalho, com os trabalhadores da cidade e do campo, junto os movimentos sociais, na cultura, nas frentes de luta de gênero e raciais.

Nesse prisma, a UJC – MG convida todos os militantes, simpatizantes e amigos a participarem do V Congresso da União da Juventude Comunista, sendo que a etapa estadual será na cidade de São João Del Rey, nos dias 13 e 14 de março de 2010, na UFSJ, em que o mesmo terá um caráter mais de formação do que deliberativo. Entretanto, serão eleitos os delegados para a etapa nacional, em Goiânia e a nova direção estadual da UJC. Estendemos o convite para o próximo momento, na Universidade Federal de Goiânia nos dias 2, 3 e 4 de abril de 2010, que contará com a presença de jovens de todo o país e convidados internacionalistas. Será lá, também, aonde elegeremos a nova Coordenação Nacional da UJC e a política a ser trabalhada nos próximos anos por nós. As teses estão no site www.ujc.org.br e convidamos a leitura e contribuição para o enriquecimento do debate.
Saudações comunistas!
Saudações a quem tem coragem!

Coordenação Estadual da União da Juventude Comunista – Minas Gerais
· Secretário político: Luís Fernando de Barros Costa;
· Secretário de formação: Bernardo Aleixo;
· Secretário de organização: Alex Roberto Corrêa;
· Secretário de agitação e propaganda: André Luan Nunes Macedo.

Nenhum comentário: