terça-feira, 23 de março de 2010

UEE: A HORA É ESSA!

Neste CEEB temos a possibilidade de colocar a UEE-MG nas mãos dos estudantes. No último congresso da entidade, realizado no ano de 2009, o MOVIMENTO A HORA É ESSA! defendeu a necessidade de um CEEB para se refazer o estatuto que data de 1984. Desde então, tínhamos clara a necessidade de reestruturar a entidade, de forma que ela saia da inoperância que só serve às forças políticas que optam pela prática do aparelhamento, carreirismo e outras demais que predominam no movimento estudantil há anos.

Há mais de 10 anos que a UEE não passa de uma entidade praticamente morta. Entendemos que tal falência decorre do afastamento da entidade das bases estudantis, e não de uma mera “incompetência” ou “má intenção” das forças políticas que estão à frente dela. Os males da UEE são estruturais, e para superá-los propomos outra dinâmica.


A UEE HOJE:


A UEE de hoje possui uma “direção” eleita em congressos bienais. Trata-se da raiz do problema, pois:

· Uma diretoria é eleita e possui grandes poderes para falar em nome da entidade. As bases dificilmente são consultadas, pois não há mecanismo efetivo para sua participação;

· Não há um instrumento de deposição da diretoria, o que dá a ela a facilidade de usar a entidade para seus interesses específicos;

· Trata-se de congressos caros, pois desde seu processo de mobilização (tiragem de delegados) até a sua operacionalização exigem-se muitos recursos. Sendo assim, as forças políticas que possuem dinheiro (de governos, sindicatos, DCE’s, mandatos parlamentares...) são privilegiadas;

· São eventos desmobilizantes. Há pouco espaço para o debate político, e a plenária final, por tratar-se do espaço onde é eleita a diretoria, se assemelha a uma gincana colegial ou mesmo a um ringue de luta.


Estes são um dos problemas centrais que identificamos. Defender a UEE nestes moldes é defender a manutenção de um terreno fértil para uma entidade longe das bases, inoperante, desmobilizada e aparelhada.

OUTRA UEE É POSSÍVEL!

Defendemos uma entidade que:

· Tenha Conselhos Municipais de Entidades de Base (CMEB) em cada cidade aonde exista estudante organizado em CA/DA. Tais conselhos terão a atribuição de eleger e DEPOR, A QUALQUER TEMPO, pelo menos um diretor da UEE em suas respectivas cidades, além de discutir suas questões regionais;

· Tenha a diretoria formada pelos diretores eleitos pelo CMEB. Tal diretoria se reunirá periodicamente para determinar os rumos da UEE, e elegerá dentre si uma diretoria executiva com a atribuição de responder pela entidade nos intervalos de suas reuniões;

· Tenha fortalecido seus fóruns estudantis (CEEB, Congresso Estudantil, etc), com a atribuição de discutir e enriquecer os rumos da entidade.

Colocar a UEE nestes moldes é tê-la protagonizada pelos estudantes. Defendemos essa concepção, que rompe com paradigmas da “representatividade tradicional”. Assim, de fato teremos movimento em cada canto das Gerais, sem o dinheiro como elemento central, e tendo a revogabilidade de mandato como pilar da nova democracia proposta. Uma diretoria organizada desta forma significa uma maior participação de estudantes das mais diversas fontes de pensamento, além de dificultar em muito práticas aparelhistas, pois certamente diretores das mais diversas localidades e pensamentos políticos não se unirão para prejudicar a entidade.

Desta forma, acreditamos que a UEE ainda pode ser resgatada como o instrumento de articulação que necessita os estudantes mineiros.


UNIDADE PARA LUTA

A dinâmica atual da UEE favorece a um tipo de disputa negativa. As forças políticas brigam por cargos, ao invés de se unirem em prol do ME. Permitir uma dinâmica de movimento nos moldes que propomos, é reduzir drasticamente este tipo de disputa, pois num CMEB ou diretoria não há hierarquia, e o que faz uma força política ganhar espaço é sua maior disposição para construir. Nesta nova democracia, torna-se possível a união em torno de projetos que coincidam com a demanda dos estudantes. Se há alguma força política que duvide de tal possibilidade, ela deve ser questionada, pois certamente não está disposta à construção de um movimento de fato.


FORMAÇÃO DE MILITANTES DE FATO!

A atual dinâmica de funcionamento da UEE incentiva uma militância viciada. Não há diálogo na base, o que existe são maratonas de dois em dois anos para tiragem de delegados, para um congresso que não passa de uma guerra. Este tipo de prática ensina ao militante o divisionismo, a fraude, etc. Fazer da UEE um espaço de construção permanente incentivará militantes à prática do diálogo e da construção coletiva.


DCE UFSJ: UMA EXPERIÊNCIA VITORIOSA


Conhecer o movimento estudantil da Universidade Federal de São João del Rei é atestar o que é dito acima. Há mais de cinco anos, o DCE deixou de ser orientado pela lógica das grandes e caras eleições anuais, para ser permanentemente dirigido pelos CA’s e DA’s por meio de um Conselho de Entidades de Bases. Além de existir um movimento de fato desde então, livre do império do aparelhismo e da corrupção e repleto de conquistas para o estudantado, há a formação de uma militância madura, disposta ao diálogo e à construção coletiva.


MOVIMENTO A HORA É ESSA!

Nosso movimento surge por iniciativa de militantes e simpatizantes da União da Juventude Comunista - UJC, uma organização que tem sua interpretação da realidade orientada pela ótica da luta de classes. Portanto, neste CEEB temos o nosso foco na defesa de uma UEE dos estudantes, o que amplia em muito nosso movimento. Estudantes das mais diversas orientações ideológicas que se comprometem com um ME forte estão aderindo esta luta. O estatuto que defendemos foi construído pelo DCE UFSJ, uma entidade que possui as mais diversas fontes de pensamento em sua direção.


CONTATO ueedosestudantes@gmail.com

CEEB 17 e 18 de abril – UFMG

Credenciamento – 15 de abril – DCE UFMG

Documentos necessários – Ata padrão preenchida, com cópia das atas de eleição e posse da diretoria da Entidade de Base e comprovantes de matrícula do/a delegado/a e suplentes (são até dois suplentes por entidade)

Mais informações ueedosestudantes@gmail.com.

Nenhum comentário: